Se o conceito de banco digital se consolidou no Brasil, em parte é pelo esforço de Guilherme Stocco. Era ele quem estava à frente do setor de estratégia e inovação do Banco Original, em 2016, quando a companhia se tornou a primeira do mundo a permitir abertura de conta totalmente on-line. Depois de sair do banco, no ano seguinte, Guga Stocco – como é conhecido no mercado – resolveu empreender. Primeiro começou um projeto de open insurance e, mais recentemente, criou um fundo de investimentos especializado em tecnologias do futuro. Além disso, participa do conselho de administração da Totvs e de conselhos consultivos de empresas como B3 e Hapvida. Também é embaixador, no Brasil, do Stanford Research Institute, ligado à Stanford University, dos Estados Unidos.

É dispensável afirmar que Stocco é um sujeito ocupado, certo? Mas, se considerarmos a inquietação inata dos que lidam com inovação e criatividade, teremos uma dimensão ainda maior de sua busca de produtividade. “Sou uma pessoa expansiva, que gosta de conversar, mas aprendi que, sem dizer não, é impossível ir muito longe. Tem gente que é boa nisso, mas não é o meu caso. Precisei aprender”, afirma.

Com o intuito de reduzir a dispersão e aumentar a produtividade, Guga Stocco estabeleceu processos de gestão das tarefas. Uma de suas regras é transformar a agenda em algo próximo de uma bíblia para os crentes – tudo o que precisa ser feito ao longo da jornada de trabalho deve estar previsto nela, e cumprido, incluindo os deslocamentos entre um compromisso e outro.