O ano não é 1984, como no livro de George Orwell, mas a publicidade parece tão invasiva quanto seu “big brother”, como se olhasse os consumidores pelo buraco da fechadura. Isso pode gerar revolta, alerta Joseph Turow, da Upenn, nesta entrevista
“Cuidado, vocês estão avançando o sinal e isso pode não terminar bem.” Em vários momentos da história, esse alerta foi feito às empresas, ignorado e, depois de um tempo, provou estar certo. Agora, tem sido feito novamente e, com o poder ampliado do consumidor, a probabilidade de estar correto é maior. O que farão as organizações?
O responsável pelo alerta é Joseph Turow, professor de comunicação da Annenberg School, da University of Pennsylvania, e autor do livro The Daily You: How the Advertising Industry Is Defining Your Identity and Your Worth (ed. Yale University Press). Nesta entrevista, ele declara que a publicidade nunca foi tão invasiva como agora –a ponto de ameaçar princípios éticos tradicionais–, mas a solução para conter esses abusos passará por regulamentação?
Em seu livro, o sr. afirma que a publicidade protagoniza uma das tentativas de “manipulação” dos perfis sociais mais graves da história. Como isso acontece e quais as consequências?