Em tempos de Covid-19, muitas empresas estão pedindo aos seus colaboradores para que trabalhem em casa. Mas o trabalho remoto vai além de simplesmente orientar equipes para operar em casa – com a mesma rotina do escritório
Cada colaborador precisa de equipamento que permita que o trabalho continue de maneira eficaz, como laptops, conexão confiável à Internet, cadeiras com ergonomia adequada. O primeiro passo é a conectividade. A política da organização permite que laptops sejam levados para o trabalho em casa? Se sim, tudo resolvido. Caso negativo, será necessário oferecer suporte de TI para que eles possam acessar os sistemas protegidos da organização com suas próprias máquinas – o BYD – bring your own device entra aqui.
Mesmo que estejam remotos, isso não quer dizer que estão isolados como time. Ferramentas como Skype, Zoom, Whereby e Slack ajudam a manter reuniões virtuais e one-on-ones e também o contato clientes e fornecedores. O uso dessas ferramentas alivia a sensação de solidão e isolamento, um problema potencial quem faz trabalho remoto. Certifique-se de estar rotineiramente entrando em contato para ajudar a aliviar quaisquer desafios que sua equipe esteja enfrentando, pessoal ou profissionalmente. Isso pode incluir check-ins diários com funcionários individuais aumentar a frequência de reuniões rápidas de equipe.
Alguns estudos constatam que os trabalhadores remotos fazem menos intervalos e trabalham mais horas por mês. Como é muito fácil para os funcionários que trabalham em casa passar longas horas quando o trabalho é tão acessível, é essencial ajudá-los a estabelecer o equilíbrio. Você como líder deve dar o tom observando seus próprios hábitos de trabalho. Por exemplo, qual a mensagem você passa ao enviar e-mails fora do horário comercial?