Você está pensando em adquirir uma empresa ou realizar uma fusão? Em caso afirmativo, provavelmente as pessoas e a cultura organizacional não são sua maior preocupação neste momento. Saiba, no entanto, que esses serão seu principal foco (e sua dor de cabeça) assim que a transação concretizar-se. É o que acontece, quase invariavelmente, com a maioria dos executivos brasileiros depois de uma transação ser anunciada, tantos são os problemas gerados pelos recursos humanos e pela cultura corporativa.

Essa é uma das descobertas de uma pesquisa, finalizada em 2013 e publicada com exclusividade por HSM Management, sobre os processos de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) no Brasil, realizada com 201 de nossas 500 maiores empresas. Foi conduzida pela consultora e professora Betania Tanure, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com a participação de Gisleine Bellini de Souza e Ana Luiza Albuquerque, e tem um aspecto interessante: Tanure havia feito a mesma pequisa em 2001, o que lhe possibilitou medir os aprendizados e a evolução de nossos executivos.

“Combinamos metodologias quantitativa e qualitativa e, nesta, focalizamos particularmente pessoas e cultura, que continuam a ser o maior problema de nossas fusões e aquisições, como há 12 anos”, avalia Tanure. A especialista observa que, embora haja avanços em outros aspectos do processo, a comunidade empresarial brasileira aprendeu pouco em relação à dimensão de pessoas, liderança e cultura e não as valoriza devidamente.