A gigante do fast food está procurando lucrar com resoluções de alimentação saudável com o lançamento oportuno de um substituto à base de plantas para seu frango tradicional (leia-se: real). A KFC fez parceria com a Beyond Meat, que vem expandindo constantemente seu repertório desde sua fundação em 2009. Depois de começar com hambúrgueres, a empresa agora também produz salsicha e frango.

A Beyond Meat vem desenvolvendo nuggets de frango à base de plantas há algum tempo e, mais recentemente, começou a se concentrar em um substituto à base de plantas que imita o sabor e a textura do frango com músculo inteiro (como peito ou coxa de frango). Os nuggets são mais fáceis de replicar com ingredientes à base de plantas, pois sua carne é moída e não tem uma textura tão específica, mas um peito de frango à base de plantas é mais complexo.

“Peito de frango à base de plantas” soa como (e é) um oxímoro. Ao contrário do frango cultivado, que também está em ascensão, o frango à base de plantas não é realmente frango; é proteína de soja misturada com vários ingredientes que ficam com textura e sabor próximos ao do frango real. Sem surpresa, a Beyond Meat está mantendo os detalhes proprietários de sua fórmula em sigilo, mas é provável que o frango da empresa seja feito com um processo semelhante ao usado pelo concorrente Impossible Foods para seus hambúrgueres.