Representante da terceira geração, Alberto Alessi comanda a empresa de sua família, considerada um ícone do design. Fundada e ainda sediada em Crusinallo, cerca de uma hora ao norte de Milão, na Itália, ela é de capital fechado. Na visão de Alessi, tanto a estrutura organizacional como a localização da empresa lhe conferiram forte tradição de artesanato, o que oferece a seus designers liberdade para criar. Juntas, essas características permitiram que a Alessi produzisse alguns dos mais populares designs em utensílios domésticos das últimas décadas e também alguns dos mais exclusivos e cobiçados. A empresa é conhecida por ter inventado a primeira máquina de café expresso para o lar, assim como pelo estilo bem-humorado no design de utensílios de cozinha.

Há quase 30 anos, a Alessi começou a deixar de produzir o design internamente para se tornar uma das pioneiras da inovação aberta. Hoje, a empresa mantém relações com cerca de 200 designers externos, mais conhecidos por sua expertise em áreas como arquitetura do que na de design de utensílios para casa. Uma chaleira assinada por Frank Gehry e um vaso de Zaha Hadid são apenas dois exemplos de produtos que resultaram dessas parcerias.

O CEO da Alessi, Alberto Alessi, discorre nesta entrevista sobre as origens de um bom design e o potencial para a inovação existente e justifica por que mais empresas deveriam correr riscos nesse setor.