Márcio Fróes Torres foi para o Canadá com um desafio: disseminar a cultura 3G em uma unidade local da AB InBev em que 100% das pessoas haviam tirado a nota máxima na avaliação de desempenho. Se desenvolver alguém já não é fácil, imagine quando ele é percebido como perfeito para a função. Foi preciso chacoalhar esses profissionais para fora da zona de conforto, montando planos de mudança em conjunto com eles e fazendo “marcação homem a homem” da evolução de cada um. Resultado: metade dos funcionários deixou a empresa.

“A sensação de não conseguir se adaptar acontece com frequência em uma cultura forte”, disse a HSM Management o executivo, hoje vice-presidente industrial da cervejaria Ambev. A experiência canadense de Fróes, que também foi diretor de gente e gestão da companhia, mostra que “pessoas em primeiro lugar” não quer dizer cobri-las de atenção, cuidados e mimos. Nas empresas ligadas à 3G, a frase de efeito de Jim Collins se desdobra em seis pontos:

• Acreditar para valer que grandes empresas são necessariamente formadas por pessoas excelentes e que essa constitui a única vantagem competitiva realmente sustentável nos negócios.