A disrupção causada pela covid-19 não está afetando apenas nossa saúde, mas também nosso jeito de trabalhar e até mesmo as estruturas organizacionais. Como lidar com esse contexto? Estas 4 ferramentas de gestão podem ajudar
Já sabíamos que o mundo era VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo, no acrônimo em inglês), mas acredito que ninguém esperava que fosse “tão VUCA”. O nível de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade causado pelo novo coronavírus nos leva a crer que a pergunta que temos que responder como gestores não é quando a próxima crise acontecerá, mas o que podemos fazer para lidar com ela. Até porque o trabalho de um líder e gestor não é, pelo menos a princípio, o de prever o futuro. Como disse Ray Dalio, lendário fundador do Fundo Hedge Bridgewater Associates, “aquele que vive pela bola de cristal acabará comendo cacos de vidro”.
E como lidar com ela? Seria presunçoso e irresponsável tentar criar um roteiro sobre como lidar com essa crise, ainda em curso. Mas se olharmos atentamente para a vasta literatura de gestão disponível no mercado, encontraremos ferramentas aplicáveis a esta e outras situações difíceis no dia a dia da gestão. A seguir, destaco quatro frameworks que tenho utilizado e que acredito serem relevantes para agirmos em cenários de muita incerteza.
A primeira experiência que temos com resolução de problemas se dá, normalmente, ainda na escola, no ensino de matemática. Aprendemos que certos problemas têm soluções padrão, e que se utilizarmos os métodos certos vamos sempre alcançar os resultados certos. Esse modelo de pensamento se expande para nossa carreira profissional mesmo sem percebermos, e é comum ouvirmos falar das “melhores práticas de gestão” como receitas a serem seguidas para alcançar bons resultados. Mas sabemos, hoje mais do que nunca, que nem sempre as “melhores práticas” nos ajudam a lidar com situações novas. Afinal, novos problemas demandam novas soluções.