oi nos anos 1980 que surgiu, entre os recrutadores, uma forma pouco ortodoxa de classificar os candidatos. Eles são diferenciados entre “profissionais em forma de I” e “profissionais em forma

de T” (T-Shaped, em inglês). Os primeiros são lineares, versados em uma área específica do conhecimento e cada vez mais especializados. Os últimos também têm ampla experiência em um segmento, mas são multidisciplinares. Isto é, são dotados de habilidades e conhecimentos de diferentes especialidades – competências representadas pelo eixo horizontal da letra T. Tanto o profissional “I” quanto o “T” são indispensáveis em qualquer organização. Muitos líderes, no entanto, acham o T-shaped mais estratégico. Especialmente no incerto mundo pós-Covid.

“O que torna os indivíduos em forma de T tão eficazes no que fazem é que eles são imen-samente empáticos, tendo um senso aguçado quanto às perspectivas dos outros”, é a respos-ta para uma das FAQs contidas no site da Har-vard IT Academy. “Um profissional T-shaped pode ver através dos olhos dos outros, caminhar no lugar deles, ouvir ativamente e criar soluções que se baseiam em suas ideias.”