"Em geral, o sucesso individual é produto de uma associação entre a pessoa e a organização em que trabalha”, diz Boris Groysberg, professor da Business Harvard School e especialista em desenvolvimento do talento. Há uma década, Groysberg e um grupo de colegas de Harvard se propuseram determinar quão “portátil” era o desempenho dos trabalhadores do conhecimento e até que ponto eles eram donos dos próprios meios de produção.

Dedicaram-se então a analisar a evolução das carreiras de mais de mil analistas financeiros considerados “estrelas” de Wall Street e chegaram a uma notável conclusão: quando esses talentos mudavam de empregador, sofriam um declínio imediato de desempenho.

Sua excelência não dependia tanto de inteligência, mas dos recursos, capacidades, redes e culturas das empresas em que trabalhavam. A equipe de acadêmicos investigou então diversos mercados, acompanhou de perto gerentes talentosos da GE e da Ford que depois se tornaram líderes de outras empresas, e analisou o desempenho de grandes jogadores de futebol americano quando mudaram de time.