O comprometimento das empresas com a gestão orientada para a sustentabilidade está aumentando. Algumas organizações, porém, o têm ampliado de forma muito mais agressiva do que outras. Com isso, surge um abismo entre as líderes da estratégia da sustentabilidade (as empresas “entusiastas”) e as retardatárias (as “cautelosas”).

Essa é a principal conclusão da segunda pesquisa anual Sustentabilidade & Inovação, produzida ao longo de 2010/2011. O estudo, feito pelo Boston Consulting Group em parceria com a MIT Sloan Management Review, ouviu mais de 3 mil executivos de companhias de diversos portes, desde as com menos de 500 funcionários até algumas com mais de 500 mil, no mundo todo. Também foram entrevistados acadêmicos e executivos seniores.

Como as organizações estão respondendo aos desafios e às oportunidades da sustentabilidade? Como estão mudando, ou não, os termos em que se dá a competição diante das preocupações relativas à sustentabilidade? Como as práticas de ponta em gestão estão sendo transformadas em consequência disso? Essas são as questões exploradas no estudo.