Em The LEGO Movie, há uma piada que sempre faz Jorgen Vig Knudstorp rir. O herói do filme, uma figurinha chamada Emmett, está admirando o incrível avião do Batman. “Você pode fazer um desses em laranja?”, pergunta Emmett. “Só trabalhamos com preto”, resmunga de volta Batman. “E às vezes com cinza bem, bem escuro.”

Todo fã de quadrinhos sabe que Batman tem uma queda pelo preto. Logo, o diálogo é engraçado para essa audiência. Mas, na verdade, é uma piada interna. “Quando me tornei CEO, era um jovem ex-consultor da McKinsey – o Sr. Homem de Negócios, sabe?”, diz. Knudstorp foi a primeira pessoa fora da família a administrar a empresa de brinquedos dinamarquesa em seus 80 anos de história, com o desafio de recuperar uma lenda que estava perdendo dinheiro.

Ele começou demitindo gente e racionalizando a linha de produtos da empresa. “Tínhamos 13 mil variações de cores e formas”, lembra. “Então, nunca tínhamos estoque.” Uma das cores condenadas ao corte era Old Grey (cinza antigo), um cinza muito, muito escuro, que parecia redundante, já que a empresa vendia peças pretas e cinzas mais claras.