Mais do que a necessidade de gerir um negócio, os empreendedores já entendem a importância de conceber projetos criativamente para que estes sejam relevantes na economia contemporânea, que é complexa e diversificada.
Nesta trilha, serão apresentados alguns fundamentos do pensamento inovador voltados para a geração de potenciais negócios, começando pelo professor de inovação da Universidade de Nova York, Luke Williams. Em Inovação Disruptiva, Luke explica o conceito de pensamento disruptivo e como ele constitui o primeiro passo para o surgimento de novos, criativos e até mesmo improváveis modelos de negócio com potencial de sucesso.
Em seguida, a Entrevista: método dos inovadores com o professor de inovação e empreendedorismo da Insead, Nathan Furr, apresenta as bases para pensar projetos inovadores sob uma perspectiva gerencial, aplicando processos para que o empreendedor entenda perfeitamente a quem sua ideia atende ou o que ela resolve e, assim, aumentar suas chances de sucesso, além de apresentar o quão relevante o método dos inovadores se mostra em um mercado cada vez mais digitalizado.
No artigo Quando o abacate gera valor, podemos acompanhar um exemplo claro de empreendedorismo criativo, considerando métodos inovadores e disruptivos; como uma empresa aproveitou elementos culturais da indústria gastronômica de seu país de origem para transformar caroços de abacate, elementos outrora descartáveis, em sua matéria-prima, resultando em um produto com potencial de impacto global.