Soichiro Honda criou uma bicicleta motorizada no Japão em plena Segunda Guerra Mundial, quando passava por sérias dificuldades. Precisara vender para a Toyota sua oficina de autopeças, montada a duras penas com a penhora de joias da esposa, porque o local havia sido duas vezes destruído –por bombardeio e terremoto. Foi na hora que ele se tornou um “japonês médio”, vivendo na pele a dificuldade de se transportar, que percebeu a urgência de reverter isso e fez a motocicleta. A Honda cresceu tanto que hoje é uma das principais rivais da Toyota no Japão.

Esse “storytelling” é de Tennyson Pinheiro, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing em São Paulo (ESPM-SP), feito em uma palestra a altos executivos, fornecedores e clientes private do grupo Itaú-Unibanco, em maio último. Trata-se de uma nova maneira de pensar com vista à inovação que tem como ponto de partida não empobrecer, como ocorreu com a Honda, mas pôr-se, empaticamente, no lugar do cliente.

Em entrevista exclusiva a Adriana Salles Gomes, editora-executiva de HSM Management, Tennyson explica a essência do “pensamento do design”, que, ao olhar empático, soma a colaboração e a experimentação. Ele está prestes a lançar, com o sócio Luís Alt, o primeiro livro sobre design thinking feito no Brasil, recheado com conceitos e casos –nacionais e globais.