O leitor sabe o que é design de interação? O nome dá a pista: é o que busca criar produtos e serviços capazes de facilitar a relação entre as pessoas e seu ambiente. A disciplina, em ascensão, baseia-se no entendimento dos objetivos, desejos, tarefas, experiências e necessidades do usuá­rio e seu foco está na criação não só de atividades, mas também de comportamentos de uso, uma vez que considera os produtos e serviços como parte de sistemas integrados. Ela pretende equilibrar os anseios dos consumidores com os objetivos comerciais da empresa e a capacidade tecnológica disponível.

Funcionário número 17 do Twitter, Ben Fullerton foi o primeiro designer contratado pelo microblog, em 2007, e lhe deu um grande sopro de ar fresco; até então, era mais voltado para a engenharia de produtos do que para seu uso. Ali Fullerton ganhou amplo conhecimento sobre as experiências de usuário e, atualmente, é o diretor de design de interação da firma de consultoria Method, especialista na área. Apesar do curto tempo na casa (menos de um ano), já deixou um legado duradouro, como conta nesta entrevista exclusiva a HSM Management: ensinou engenheiros a aplicar o pensamento do design para desenvolver funcionalidades.

Podemos começar com um exemplo de produto desenvolvido com a perspectiva da interação?