Os profissionais da moda estão cada vez mais preocupados com o impacto negativo que sua atividade provoca no planeta. Prova disso é Summer Rayne Oakes, reconhecida mundialmente como a primeira modelo ecológica. Sem se distanciar das semanas de moda de Milão, Londres ou Paris, ela lidera um movimento em prol da sustentabilidade que visa modificar a indústria da moda.

Criada em uma fazenda na Pensilvânia, a norte-americana Oakes sempre soube que se dedicaria à ecologia. Começou estudando a vida dos insetos e sua relação com o meio ambiente no curso de entomologia e recursos naturais na Cornell University, em Nova York. Em seguida, percebeu que uma interferência relevante na redução do impacto dos sistemas de produção no ambiente só seria possível se chamasse a atenção do maior número de pessoas possível, e o mundo da moda poderia ser um bom começo.

Com isso em mente, Oakes iniciou a carreira de modelo. “Trabalhava apenas para companhias que tivessem compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. Só eu fazia isso; todo o setor ficou surpreso”, lembra ela.