A economia da informação pode ser uma coisa maravilhosa. Só falta um ingrediente básico para fazê-la assim: uma contabilidade mais completa e honesta. Essa simples mudança poderia criar uma economia da informação sustentável e criativa. É o que afirma Jaron Lanier, cientista e uma das vozes mais influentes da atualidade quando o assunto é tecnologia digital.

“Neste momento, não há essa contabilidade”, diz ele. “Por exemplo, quando você traduz um documento automaticamente, usando o Google ou o Bing, a tradução acontece como por mágica. Não é sensacional que meu documento possa ser traduzido de graça? Mas não é bem assim.”

Lanier explica, ironicamente, que não há anjos ou alienígenas alimentando a internet com dados que a façam funcionar. “O que acontece é que as empresas que fazem traduções automáticas varrem a internet em busca de traduções preexistentes. O resultado é apenas um pastiche estatístico dessas traduções já feitas por pessoas de verdade. E essas pessoas reais não são pagas por seu trabalho.”