Sandra Nalli é uma cidadã brasileira que teve a felicidade de confirmar a verdade acima. Ela começou a trabalhar muito cedo, aos 14 anos, como menor aprendiz em uma empresa de setor automobilístico. Rapidamente foi efetivada e passou a vendedora de peças. Aos 21, já era chefe de oficina, uma mulher num “cargo de homem”. Enfrentou preconceito, de clientes, colegas e subordinados, mas, aos 23, virou gerente de um centro automotivo.

Em 2011, Nalli percebeu que havia escassez de mão de obra em sua empresa. Como dava aulas para jovens da Fundação Casa, teve a ideia de passar treinamentos teóricos de mecânica a seus alunos, capacitando-os para uma profissão quando saíssem. Gostaria mesmo de lhes dar aulas práticas. Pediu a um amigo que grafitasse na parede de sua casa “Escola do Mecânico”.

Em pouco tempo, as pessoas que passavam na frente queriam saber quanto custaria o curso e Nalli percebeu: era possível transformar seu trabalho social em um negócio. Ela foi aprender. Fez um curso no Sebrae e escreveu seu primeiro plano de negócios, no qual descobriu seu primeiro problema: não tinha o caixa inicial. Vendeu o carro, pediu empréstimos para familiares, investiu em equipamentos e foi em frente. Alugou um estacionamento e começou o curso com oito alunos.