O que, exatamente, é inteligência artificial (IA)? Essa não é uma definição fácil e ainda não há uma única resposta plenamente satisfatória. Diante desse cenário, a MIT Technology Review, por exemplo, prefere definir o que é IA por meio do que ela pode e não pode fazer, em uma espécie de quiz com 21 questões.

“A maioria das pessoas não sabe o que significa inteligência artificial”, diz Julio Amador Diaz Lopez, professor do Imperial College London em reportagem da Wired UK. “Tecnicamente, se eu uso um sistema baseado em regras, posso dizer que meu sistema é inteligente; pessoas que conhecem IA podem me criticar, mas não podem dizer que estou mentindo”, explica. Assim, tecnicamente, até mesmo uma simples calculadora poderia ser considerada uma forma de inteligência artificial.

Esse quadro nebuloso tem facilitado que um número crescente de startups se apresente como integrante da onda da IA. No entanto, um estudo recente da empresa de capital de risco MMC Ventures indicou que 40% das 2.830 empresas europeias que se dizem startups de IA não utilizam, na verdade, nada de inteligência artificial em seus produtos.