Já se sabe que empresas de grande porte como AT&T e Merril Lynch, entre outras, têm investido em e-learning –o tal treinamento eletrônico, o aprendizado a distância. Mas por que e como elas fazem isso? É o que nos conta o livro E-Learning – Strategies for Delivering Knowledge in the Digital Age (Aprendizado Eletrônico – Estratégias para Fornecer Conhecimento na Era Digital), publicado pela editora McGraw-Hill dentro da série Knowledge Management Magazine. Seu subtítulo, Building Successful Online Learning in your Organization, já indica que o livro funciona como um manual para montar um bem-sucedido sistema de aprendizado on-line em sua organização.

O crescimento exponencial da informação que caracteriza o mundo dos negócios moderno torna a necessidade de aprendizado mais importante do que nunca. Mas a quantidade de coisas para aprender e a velocidade em que temos de fazer isso transformam o aprendizado em um desafio que parece quase impossível, a tal ponto que os velhos modelos de aprendizado nos têm deixado na mão. Vencer tamanho desafio requer um novo pensamento e novos recursos.

Por outro lado, há que se lembrar de que grandes avanços tecnológicos têm o poder de mudar a sociedade. Gutenberg, com a invenção da prensa no século XV, permitiu a duplicação em massa e distribuição de informação em forma de livros, jornais etc.