Como o HIV, que mudou o comportamento sexual das pessoas e popularizou o uso do preservativo, e o 11 de setembro, que fez o mundo se voltar ao contraterrorismo, a Covid-19 deixará seu legado à humanidade. Ou legados, no plural. Afinal, foram muitas decisões tomadas devido à urgência de saúde provocada pelo novo coronavírus. São ações que costumam levar anos de deliberação, mas que foram aprovadas em questão de dias – às vezes em poucas horas. Home office, estudo a distância, distanciamento social em massa: em tempos normais, governos e empresas relutariam em realizar tais experimentos. Mas como reforçou o historiador e filósofo Yuval Harari, em artigo publicado no Financial Times, estes não são tempos normais. A pandemia mudará para sempre a vida como a conhecemos. Em diversos setores e segmentos.

E isso, evidentemente, inclui o universo dos negócios. Pode ser cedo demais para tirar conclusões sobre o mundo posterior ao novo coronavírus, mas o momento exige reflexão. Por isso, HSM Management conversou com sete executivos e especialistas para buscar pistas sobre como deverá ser o futuro próximo. Pedimos a eles que fizessem o exercício de imaginar que o distanciamento social acabou, a crise na saúde está sendo superada e as pessoas estão retomando suas rotinas profissionais. Quais são os aprendizados deixados pelo novo coronavírus? E como essas lições afetam sua área de atuação?

Como você verá nas próximas páginas, as conversas se cruzam. A importância da empatia nas relações, as habilidades necessárias para uma vida cada vez mais a distância e as vantagens da transformação digital se destacam. Em coro, todos expressam o mesmo desejo: para o bem da economia e da saúde global, que a triste experiência da pandemia seja superada o quanto antes – deixando, assim, menos traumas e cicatrizes, e mais lições e boas práticas.