Pensar pequeno não é com a Huayi Brothers Media. A empresa, que começou atuando na área de letreiros e placas de sinalização e, em 1994, focou a produção de filmes, está se tornando um conglomerado do entretenimento chinês nos moldes da Disney norte-americana.

Os filmes da Huayi –que incluem blockbusters como Journey to the West: Conquering the Demons– respondem por um quinto do total de bilheteria da China, que soma US$ 3,6 bilhões anuais. Além deles e de parques temáticos, a empresa atua com TV, games e internet –recentemente adquiriu o controle do site de ingressos online Maizuo.com e especulava-se, no fechamento desta edição, sobre a compra de uma produtora de filmes para internet.

O ritmo de crescimento da empresa impressiona. No ano fiscal de 2013, encerrado em março de 2014, sua receita foi de US$ 322 milhões, um aumento de 45% sobre o ano anterior, e o lucro líquido subiu 172%, para US$ 107 milhões.

A seguir, Wang Zhongjun, fundador, CEO e chairman da Huayi, explica sua empresa.

Quais são os elementos centrais de seu êxito?

Tivemos a vantagem do pioneirismo; a Huayi entrou no negócio de entretenimento na China bem cedo, quando este começava, explorando muitas coisas antes dos concorrentes. Também tivemos sorte de nossas decisões sempre estarem alinhadas às mudanças da política macroeconômica da China e à dinâmica do setor –por exemplo, acertamos no timing de nossa abertura de capital.

Modelo em 3D do parque temático de cinema da Huayi Brothers
Modelo em 3D do parque temático de cinema da Huayi Brothers

Nosso sucesso tem três elementos. Primeiro, alavancagem do capital. Somos a primeira empresa a usar empréstimos bancários para produzir filmes e a primeira de entretenimento a levantar capital no mercado para fazer o negócio crescer.

O segundo elemento é a inovação institucional. Exploramos novos modelos de negócio em todos os níveis da empresa.

O terceiro é que nós ativamente nos encaminhamos para novos negócios, incluindo jogos para celular e parques temáticos. Isso está alinhado a nossa visão estratégica para os próximos três a cinco anos.

O crescimento tem sido tranquilo?

Quem olha de fora até pode achar que sim, mas alguns projetos não saíram como planejado, como alguns programas de TV que não evoluíram bem –investimos muito dinheiro e energia em programas de TV, e, até hoje, o lucro anual da TV tem sido de menos de 100 milhões de yuan [US$ 16,1 milhões].

Também tentamos criar franquias de If You Are the One e Personal Tailor [dois filmes populares produzidos pela Huayi] e não deram certo. Acho que o motivo foi a falta de talento por trás dessas empreitadas. O negócio de entretenimento requer a pessoa certa para fazer a coisa certa e, em grande medida, achar a pessoa certa depende de sorte.

Por que jogos para celular?

O negócio de games faz parte de nossa estratégia transetorial e tem muito potencial. Em 2010, quando entramos no negócio, não esperávamos ter receita alta com um único game. Agora, um só jogo vendeu mais de 100 milhões de yuan [US$ 16,1 milhões].

Em 2010, investimos quase 150 milhões de yuan [US$ 24,1 milhões] na Ourpalm, uma empresa de games móveis, e nos tornamos seu segundo acionista. Em 2013, passamos a controlar a Yinhan Technology, uma das companhias de games de maior crescimento da China. Os 200 milhões de yuan [US$ 32,2 milhões] de lucro da Yinhan do ano passado já ultrapassaram nossas expectativas e o número continuará a subir.

A Huayi não se desvia do core business?

Os críticos dizem isso, mas nosso modelo de negócio é similar ao da Disney. Se a Disney tivesse se concentrado apenas em filmes de animação, não teria se tornado o que é hoje. Se só fizéssemos filmes, não teríamos nos tornado a Huayi de hoje. Nosso negócio principal continua a ser criar conteúdo de entretenimento, mas maximizamos os ganhos dos filmes atuando em toda a cadeia.

Como vão os parques?

Eles começaram em 2011 e agora é que vamos colher alguma coisa. Um dos projetos são os parques temáticos de cinema, desenvolvidos por uma equipe sino-americana. Nós recriamos algumas cenas familiares de Detective Dee e Assembly [dois filmes populares na China], destacando os elementos de entretenimento.

Abrimos em 2014 um desses parques na província de Hainan, batizado de Feng Xiaogang’s Movie Commune, em homenagem a um famoso diretor de cinema nosso. Cerca de 20 mil pessoas já o visitam diariamente, apesar de os serviços –restaurantes e hotéis– não estarem abertos ainda.

Cenas de Journey to the West (à esquerda) e The Viral Factor (acima), filmes da Huayi Brothers
Cenas de Journey to the West (à esquerda) e The Viral Factor (acima), filmes da Huayi Brothers

Acreditamos muito no potencial desse negócio, mas não vamos investir em ser donos. Vamos trabalhar com grandes construtoras e dividir os lucros.

O potencial é alto. Hoje, todas as grandes cidades da China se parecem; se pudermos fazer a paisagem variar, construindo parques sobre filmes ou sobre uma cidadezinha de cem anos atrás, os jovens vão adorar.

20 mil por dia
Entre os projetos de parques temáticos da Huayi Brothers estão os dedicados ao cinema. Em 2014, abriu-se o Feng Xiaogang’s Movie Commune, na província de Hainan, com cenas do filme Detective Dee e Assembly; o parque recebe 20 mil visitantes por dia, mesmo com estrutura incompleta

Como são suas estratégias?

As decisões que tomamos no início foram casuais. Abrir o capital foi o que me fez desenhar uma estratégia de crescimento.

Há muitas incertezas na indústria de entretenimento da China. Você não consegue pensar cinco anos à frente, pois pode haver mudanças transformadoras. Meu trabalho é pensar nos próximos três anos.

Agora, sei que só podemos crescer se tivermos um forte apetite para aprender.

E com quem você aprende?

Com três tipos de pessoas. As primeiras são os amigos, especialmente empreendedores bem conhecidos. Muitos deles também são nossos investidores pré-IPO e nos ajudaram a conseguir empréstimos bancários.

A segunda categoria são pessoas da mídia especializada em negócios. Os profissionais dessa área gostam de fazer perguntas sobre o setor, estratégias de crescimento etc. E, sendo questionado sobre isso todo dia, fui forçado a afinar minhas ideias.

Meu terceiro canal de aprendizado são os eventos de negócios. Adoro fazer parte de fóruns e interagir com os outros, sobretudo em fóruns ligados à internet, que trazem ideias frescas.

Que mudanças a internet trouxe para seu negócio?

A internet está com nossa equipe de jovens; não me envolvo com isso, mas dou a esses jovens um forte apoio.

Começamos uma parceria com a [provedora de internet] Tencent [veja quadro abaixo] e desenvolvemos juntos um produto de entretenimento chamado Star Alliance. A Tencent nos ofereceu uma plataforma, e esta é operada por nossa equipe. Em dois meses, o produto conquistou mais de 20 milhões de usuários.

Tenho confiança de que a Huayi será capaz de explorar um modelo online por meio da cooperação com a Alibaba [veja quadro na página 137] e a Tencent.

A Huayi vai se tornar internacional na área de filmes?

Sem dúvida. Sou pessoalmente responsável por esse projeto. Visitei Los Angeles cinco vezes no ano passado. O mercado de filmes na China cresce rapidamente; dois filmes de Hollywood conseguiram mais receita de bilheteria aqui do que nos EUA. Alguns preveem que o mercado chinês ultrapassará o norte-americano em 2018.

Com esse cacife e o fato de que as empresas de filmes chinesas podem financiar produções de Hollywood, comecei a conversar com a Warner Brothers e a Lionsgate sobre cooperação potencial. Acabamos de anunciar investimentos de até US$ 150 milhões no Studio 8 [produtora de um antigo diretor da Warner]. A cooperação futura incluirá produção conjunta, joint ventures e fusões e aquisições.

A internacionalização da Huayi evoluirá em dois anos. Um dia você lerá que um filme nosso faturou US$ 476 milhões na China e US$ 800 milhões no mercado global.

O sócio Jack Ma

Um dos acionistas da Huayi Brothers, com uma participação de 5,5%, é a cada vez mais famosa Alibaba, potência do e-commerce chinês liderada pelo excêntrico milionário Jack Ma, cuja fortuna pessoal líquida chega aos US$ 12,5 bilhões.

Trata-se de um sócio que permite alçar voos longos. Cotada em US$ 168 bilhões na bolsa de valores, segundo consulta feita pela Bloomberg News, a Alibaba, tem valor de mercado superior ao do Facebook e de cerca da metade do Google.

As plataformas online da Alibaba são o Taobao Marketplace e o Tmall.com, que conectam marcas varejistas com os consumidores. A empresa prepara-se para abrir o capital.

Monopólio BIG Brother? 

“Essa é uma indústria muito aberta, sem monopólio. O grupo Wanda, a Enlight Media, a LeTV e outros entraram no mercado de entretenimento também”, afirma Wang Zhongjun, fundador, CEO e chairman da Huayi Brothers.

Apesar dessa afirmação, a empresa sofre acusações de monopólio, pelo fato de responder sozinha por 20% do mercado total. Para Zhongjun, a explicação está no ritmo mais lento dos concorrentes para entrar. E ele admite que será muito difícil sustentar esse market share no futuro. “A China será como o mercado dos EUA, com vários produtores de alto nível e sem líder fixo; a liderança mudará de ano para ano.”

Se a Huayi Brothers está preparada para isso? “É a razão de estarmos explorando novos modelos de negócio. Por exemplo, a Disney tem sido o maior player do mercado de entretenimento norte-americano há anos, mas não é necessariamente a maior produtora de filmes. Olhamos muito além das receitas de bilheteria.”

A parceira Tencent

Parceira da Huayi Brothers, a Tencent é a maior provedora de internet da China, em parte graças a algumas vantagens que tem em seu mercado: o Facebook foi banido ali e o Google preferiu se retirar. Com valor de mercado de mais de US$ 139 bilhões na bolsa de Hong Kong, ela faz por merecer o êxito. Chegou aos celulares anos antes do Facebook e sua plataforma, com por cerca de 355 milhões de usuários ativos, reúne funcionalidades tão avançadas quanto as do Facebook, Twitter, WhatsApp e Zynga, e segue ampliando-as.

Isso explica por que a Tencent já está fazendo sucesso além da fronteira, no Sudeste Asiático e na Índia. A estratégia de crescimento da empresa inclui investimentos em startups norte-americanas, em grandes empresas de games e na adaptação de seu app para o público internacional. Contudo, ela ainda está aprendendo como atuar sem a ajuda de seu governo.

Saiba mais sobre Zhongjun e a Huayi Brothers

Quem é: Fundador, CEO, chairman e acionista da Huayi Brothers (com 26% do capital).

Status: Integrou a lista de milionários da Forbes China em 2013, no 142º lugar. Sua riqueza é estimada em US$ 1,1 bilhão.

Áreas de atuação da Huayi Brothers: Filmes, jogos para celular, parques temáticos, produção de TV.