Muitos gestores insistem em associar inovação principalmente com tecnologia. Estão errados. Entre as pessoas e a tecnologia, está o design.  Também erram ao querer inovar com base em dados. Estes se referem ao passado, não ao futuro. Cada vez mais, o pensamento do design, que busca entender as necessidades das pessoas e criar soluções  com protótipos simples, é o que comanda a criação de novos produtos e serviços, inclusive nas empresas de tecnologia.

Nesta entrevista, um dos maiores especialistas mundiais em design thinking, o CEO da Ideo, Tim Brown, fala dos novos desafi os do design e de suas novas possibilidades, como trabalhar com mídias projetáveis, como dados e aprendizado de máquina, e usar materiais biológicos, como células e DNA.

Existe uma euforia em relação aos dados e às oportunidades que eles podem abrir às empresas. O especialista em estratégia e inovação Roger Martin diz, porém, que dados sozinhos não nos ajudam a entender o futuro; eles só podem ajudar a entender o passado, porque o futuro não aconteceu ainda. Qual o seu entendimento sobre essa afirmação?