CEOs tomam decisões, esse é seu trabalho. Muitas são rotineiras, algumas são significativas. Poucas, bem poucas, são de tamanha importância que determinam não apenas a trajetória da empresa pelos anos que se seguirão, mas também a carreira do líder e seu legado. Harlan Steinbaum, ex-CEO e ex-presidente do conselho da Medicare-Glaser, uma das maiores redes de farmácias dos Estados Unidos, batizou tais decisões de “momentos definidores”.

Seu próprio momento definidor aconteceu nos anos 1970, quando ele e seus sócios decidiram comprar de volta sua antiga empresa. Esperando que se tornasse mais competitiva dentro de uma empresa grande e capitalizada, eles venderam a empresa à Pet, conglomerado cujas ações estão na Bolsa de Valores de Nova York. Logo depois, contudo, Steinbaum percebeu que a burocracia e a aversão ao risco ameaçavam sufocar a cultura empreen­dedora original. Temendo um ônus significativo, os primeiros sócios decidiram ter de volta o controle da rede. Conseguiram, então, posicioná-la para o crescimento e o sucesso que ela jamais atingiria como um braço da Pet.

Motivado por essa experiência, Steinbaum decidiu explorar momentos definidores que ocorreram a outros CEOs, como os executivos da ESPN, da Monsanto e da Willis Group Holdings, entre outras empresas. Os resultados da pesquisa foram compilados no livro Tough calls from the corner office: top business leaders reveal their career-defining moments (ed. Harper Collins).