Que métricas sua empresa utiliza nas decisões de investimentos? A economista Jackie Vanderbrug, codiretora do conselho de investimentos de impacto do Bank of America, propõe investir com base em métricas relativas a diversidade de gênero.

Não se trata de advogar o melhor desempenho de empresas dirigidas por mulheres. Coautora de um livro sobre o assunto, Gender lens investing: uncovering opportunities for growth, returns and impact, a especialista  afirma que o aumento do poder econômico feminino é, isoladamente, o fator que tem maior potencial de mudar o mundo. Ela também crê que, se essa lente for ignorada, as empresas – investidores em particular – podem perder o ritmo das mudanças. 

Nesta entrevista, Vanderbrug detalha as dez métricas que devem ser observadas para obter os resultados que ela prevê, que vão de aumentar o número de empreendedoras ao crescimento do poder de compra das mulheres. As mudanças necessárias são relacionadas com problemas bem palpáveis, como o envelhecimento populacional do Japão.