O coração sempre inspirou poetas e preocupou estressados e ansiosos que chegam à meia-idade. Além de ser o órgão central do sistema circulatório, o coração carrega todo o simbolismo do amor e da compaixão. Se não bastasse toda essa fama, a ciência descobriu que o coração contém um sistema nervoso independente e bem desenvolvido que influencia tanto as nossas emoções como a fisiologia do nosso corpo.

O Heartmath Institute tem realizado pesquisas que mostram que o coração pode aprender, perceber, recordar, tomar decisões e passar a ação independentemente do cérebro. E não para por aí; o coração pode ser o portão de acesso para a nossa inteligência intuitiva, ou seja, por meio dele podemos acessar informações sobre eventos futuros. Mas esses benefícios só se tornam disponíveis quando entramos em um estado de “coerência cardíaca”.

O conceito é fascinante! É um estado em que a frequência cardíaca, a pressão arterial e a frequência respiratória se encontram em perfeita sincronia, arrastando outras funções cíclicas do organismo, como o sistema endócrino e o neuroimunológico.