Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP) só em 2020 o estado de São Paulo registrou mais de 300 mil roubos ou furtos de celulares, o que significa uma média de 825 ocorrências do tipo por dia. Em junho deste ano, foram 1.245 registros: média de uma ocorrência a cada 36 minutos.

É corriqueiro que os bandidos subtraiam os aparelhos das vítimas durante o uso, como em uma ligação ou checada no WhatsApp, pois o celular está desbloqueado. Portanto, manter o celular no bolso é o mais prudente. No entanto, há ações violentas até mesmo para quem está dentro do carro.

Recentemente, um vereador de São Paulo foi furtado no congestionamento, após sair da Câmara dos Vereadores e checar o aplicativo de trânsito Waze. Em menos de duas horas, os criminosos desviaram R$67 mil de duas contas bancárias. Como? Transferindo o valor de duas contas do Itaú para outra conta do próprio parlamentar do banco Original. Foi então criada uma chave PIX no aplicativo, de onde repassaram o dinheiro para cinco contas bancárias. Outras contas, dos bancos Santander e Banco do Brasil, também sofreram tentativa de invasão, mas sem sucesso.