Em São Paulo, assim como em centenas de cidade ao redor do globo, o período de quarentena foi prorrogado. Para cumprir a recomendação da OMS de manter o distanciamento social, o mundo corporativo precisou se adaptar à nova realidade sem que houvesse tido tempo para se preparar.

Nesse cenário, o departamento de Recursos Humanos despontou como um dos principais gabinetes de crise para acalmar os ânimos das equipes e auxiliar as lideranças na tarefa de manter os times engajados e alinhados. Mas como garantir resultados de um cenário pré-pandemia enquanto todos navegamos por um mar de incertezas nas áreas da saúde, política e economia? Muitas organizações apostaram em duas estratégias básicas para tentar preservar um clima de diálogo aberto e serenidade.

Em constante contato – Reuniões semanais de check-in, com metas e prazos sendo apresentados e o andamento das tarefas sendo verificados são um bom ponto de partida. Além disso, é necessário verificar aspectos sobre bem-estar e eventuais dificuldades e problemas que os colaboradores podem estar sentindo.