Uma universidade corporativa gerencia, em regra, cinco processos essenciais: alinhamento e execução, desenvolvimento de habilidades que respondam às necessidades do negócio, avaliação do impacto do aprendizado, definição do conteúdo acadêmico e uso de tecnologia. Isso é feito de maneira contínua, não importando o formato que ela tenha. O formato, contudo, pode facilitar ou dificultar o sucesso dessa operação.

Existe uma razoável variedade de formatos de UC no mercado atual: algumas UCs se estabelecem como instituições abertas a alianças estratégicas com players externos, enquanto formam seu próprio corpo de professores e seu currículo. Há as que se abrem a públicos externos e as que são fechadas, fornecendo serviços e conteúdos apenas ao público interno. Na escolha da abordagem pedagógica, algumas combinam diversas metodologias de ensino e aprendizado, presenciais e tecnológicas, e outras se concentram em um único caminho.

Enfim, como tantos critérios se cruzam para desenhar uma universidade corporativa, é possível dizer qual é a ideal? O consenso é o de que a UC deve ser formatada sob medida para a empresa a que serve e o setor em que atua.