O que as empresas podem fazer para acelerar seus esforços visando a sustentabilidade? Em nosso report intitulado Corporate Sustainability at a Crossroads – resultado de oito anos de pesquisas realizadas pela revista MIT Sloan Management Review e pelo Boston Consulting Group –, apresentamos, com base em evidências, oito princípios que estimulam práticas sustentáveis de negócios nos diversos setores de atividade.

Neste texto, escolhemos discorrer detalhadamente sobre cinco desses princípios.

Empresas que definem suas ações com base nos aspectos relevantes para o negócio são mais bem-sucedidas em sua estratégia de sustentabilidade. Já “estratégias” como o incentivo à reciclagem, o uso de bicicleta como meio de transporte para o trabalho ou a causa filantrópica do CEO têm baixo impacto porque não contribuem para a sustentabilidade futura do negócio. “Para os investidores pouco importa se um banco que possui um programa de economia de energia tem sua sede num edifício com certificação LEED Platinum”, diz o ex-professor da Harvard Business School, Robert Eccles. “Mas, se a carteira de empréstimos do banco tiver alto risco associado a fatores governamentais, sociais e ambientais (ESG) e ativos irrecuperáveis, aí sim esses aspectos são relevantes.”