As vendas de final de ano costumam ser a principal aposta do varejo para recuperar o fôlego perdido durante outros períodos. Mas, para que isso aconteça, é preciso começar a planejar uma estratégia agora - desde as possíveis promoções e contratação de vendedores temporários, até a ambientação da loja e as ações para atrair mais consumidores.Veja abaixo quatro estratégias para sair na frente e ganhar a preferência do consumidor, o ideal é pensar em quatro aspectos:

1. Criatividade nas promoções

Descontos são sempre bem-vindos, ainda mais no Natal, quando as pessoas costumam comprar mais de um presente. Aqui, vale apostar em combos como: a cada R$ 100,00 em compras, você ganha um brinde ou, a cada duas peças, a terceira tem 50% de descontos. As parcerias com lojas de outro segmento são boas estratégias também. Nesse caso, se o cliente gastar R$ 100,00 em sua loja, recebe um cupom de desconto da empresa parceira. Uma loja de sapatos, por exemplo, pode aliar-se a uma de cosméticos.