Ela pode crescer no ritmo das organizações big tech a partir de um critério de sucesso alinhado com sua trajetória de vida e cinco outros pilares.
Um dos significados de carreira é estrada estreita, caminho, conceito levado ao pé da letra principalmente pelos profissionais que chegaram ao mercado de trabalho até o fim do século 20. Para eles, uma carreira de sucesso seguia a progressão taylorista de eficiência operacional e de cadeias produtivas sequenciais, reproduzida pelos RHs em uma evolução sequencial de papéis, salários e tarefas a cumprir.
Era fácil estruturar uma carreira tradicional, com metas para o futuro e eliminando os obstáculos. Mas o melhor planejamento é sempre afetado quando surge uma mudança de cenário. Você vai dormir “analista de sistemas”, por exemplo, e de uma hora para outra acorda tendo de assumir outra atividade que atenda a novas demandas.
Mudanças acontecem o tempo todo, em ritmo cada vez mais acelerado. Porém, da mesma forma que coisas ruins acontecem, também há milhares de oportunidades que são ignoradas por quem não se dispõe a deixar o planejamento aparentemente seguro de lado. Vou além: para muitos, esses momentos de crise ajudam a enxergar e a moldar novas perspectivas para a carreira.