A ideia de pôr os funcionários em primeiro lugar e os clientes em segundo pode parecer contraintuitiva, principalmente quando defendida por um presidente de empresa de alta tecnologia de grande porte e atuação mundial. Para Vineet Nayar, presidente da HCL Technologies, porém, clientes e funcionários estão mais diretamente ligados do que sugere a sabedoria convencional. Para ele, o talento e o entusiasmo dos mais de 65 mil funcionários da HCL levam a mais valor para os clientes e melhor desempenho da empresa. Essa é, óbvio, retórica comum do management, mas Nayar é um dos poucos presidentes de empresa que ergueram um negócio relevante colocando esse conceito em prática.

A HCL adotou essa abordagem inovadora em 2005, quando Nayar, que havia ingressado na empresa logo depois de sair da faculdade, dez anos antes, foi promovido apresidente. Sua missão na época era alavancar o crescimento da empresa, que perdera terreno para osconcorrentes nos cinco anos anteriores. Em seu período de cinco anos no cargo, o faturamento da HCL cresceude US$ 700 milhões para cerca deUS$ 2,6 bilhões, e a expansão internacional da empresa ganhou velocidade.

Em seu livro, o sr. diz que sua abordagem de gestão tem raízes em sua história pessoal. Como essa abordagem evoluiu?