Nos últimos anos, os cientistas bolaram alguns esquemas bastante malucos em nome da proteção da Terra e de seus habitantes. Desde a construção de uma parede subaquática com 120 quilômetros de comprimento para tentar salvar uma geleira a nuvens semeando uma área três vezes o tamanho da Espanha para aumentar as chuvas, parece que não existe projeto estranho demais para pelo menos considerar – se não colocado em ação.

Agora, há outro projeto desse tipo para adicionar à lista. O Experimento de perturbação estratosférica controlada – ScoPEx – está em andamento desde 2014. A ideia geral do ScoPEx é liberar poeira suficiente (não tóxica) na atmosfera superior para bloquear parte da luz solar que atinge a Terra, produzindo um efeito de resfriamento para compensar as mudanças climáticas causadas pelo homem.

O projeto está sendo executado pelo Grupo de Pesquisa Keutsch da Universidade de Harvard e se prepara para uma etapa importante em seu processo de pesquisa: um voo teste que está programado para ocorrer na Suécia em junho.