Charles Edward Merrill nasceu no dia 19 de outubro de 1885 em Green Cove Springs, na Flórida, Estados Unidos, e cresceu em um lar relativamente humilde –seu pai, médico, era dono de uma farmácia. Devido a dificuldades econômicas, teve de deixar a universidade, mas, por conta desse contexto inicial, acabou se transformando no homem que mudou o modo de poupar da classe média.

Merrill foi corredor da bolsa e banqueiro de investimento e construiu sua companhia por meio de uma série de fusões que resultaram na criação da Merrill Lynch, Pierce, Fenner & Smith Inc. (MLPF&S), chegando a ser a maior dos Estados Unidos. Previu o poder que teriam as cadeias de lojas varejistas e foi um dos primeiros a antecipar a crise da bolsa de outubro de 1929.

Do início ao fim, sua trajetória impressiona e inspira. Depois de passar por diversos empregos, em 1907 mudou-se para a cidade de Nova York. Em poucos anos já estava trabalhando em Wall Street e com uma grande ideia na cabeça: montar um negócio próprio. Em janeiro de 1914, ele fundou o banco de investimentos –e depois, também, corretora de valores– Charles E. Merrill & Co.