Todo trimestre, um grupo de cerca de 25 executivos das áreas de inovação e marketing de grandes empresas se reúne em um casarão em um bairro  nobre dos Jardins, em São Paulo, para trocar ideias e experiências sobre transformação digital.

O “clube”, como é chamado, foi idealizado em 2014 por Fabiano Sant’Ana, CDO da Saint-Gobain para Brasil, Argentina e Chile, e começou a funcionar em julho de 2015 na Maison Saint-Gobain. CDO é a sigla em inglês de executivo-chefe da área digital. “Quando entrei na Saint -Gobain, em dois meses chegamos à conclusão de que esse tipo de atuação era muito recente no Brasil. Não existia um histórico a ponto de você conseguir ter uma boa referência”, diz Sant’Ana. Ele detectou que em alguns segmentos não industriais era possível perceber maior relevância do digital, como o setor bancário e o de varejo, e que era viável a troca de experiências entre não rivais.

A primeira reunião do Clube de CDOs aconteceu em julho de 2015, com 12 inscritos, no formato de um encontro de dia inteiro promovendo a troca de experiências de projetos. De lá para cá, a rede evoluiu, incluindo a presença de fornecedores das empresas para compartilhar boas práticas – “mas não sendo uma reunião de vendas, e sim de compartilhamento de conhecimento”, como ressalta Sant’Ana.