O propósito de estratégia é, sempre, identificar, criar e concretizar oportunidades no mercado. Os especialistas recomendam que as empresas encontrem oportunidades de aperfeiçoar o valor oferecido ao cliente aprendendo com o futuro antes que ele aconteça, procurando tecnologias de ruptura e desenvolvendo capacidades de visão periférica. Acontece que nisso tudo reside um desafio inevitável: como você vislumbra maneiras de captar dados, no mercado e em torno dele, que gerem indicadores de mudanças emergentes e potenciais e que possam levar a ofertas inovadoras aos consumidores? E ainda: como fazer isso bem antes que as oportunidades se manifestem visivelmente?

Para enfrentar tal desafio, nós propomos uma nova metodologia, que chamamos de “rede de oportunidade de valor” (value opportunity web em inglês, resumido no acrônimo VOW). Trata-se de um processo para antecipar potenciais movimentos no mercado. Uma série de empresas líderes já utilizam partes da VOW, mas seus esforços e sucessos não foram relatados até agora e, assim, o potencial de uma VOW ainda não é amplamente conhecido.

O leitor deve estar se perguntando: precisamente, o que é uma VOW? Como funciona e quais são os passos para criar e administrar uma rede como essa?