Em se tratando de corporações multinacionais, todo mundo já sabe –e se conforma: o desenvolvimento da marca (brand developing) é feito na matriz e, na melhor das hipóteses, a construção da marca (brand building) se dá no mercado local. A menos que... o branding se refira à marca corporativa Unilever e o mercado local seja o Brasil, que costuma responder por 50% dos negócios da América Latina em empresas de bens de consumo em geral.

A Unilever Brasil promoveu a exceção a essa regra ao planejar e executar, aqui, a tão importante construção da marca corporativa mundial, fazendo a própria tradução do conceito “one company”, definido em 2004 pela companhia.

Em entrevista exclusiva à editora- -executiva de HSM Management, Adriana Salles Gomes, um dos maiores responsáveis pela conquista, Luiz Carlos Dutra, vice-presidente corporativo da Unilever Brasil e do cluster América Latina, detalha esse processo, que foi feito de maneira gradual e com a preocupação de embutir um conceito amplo de sustentabilidade, que não envolve apenas meio ambiente e futuro, mas também autoestima e bem-estar.