A negociação para a venda da terceira maior fabricante de aviões do mundo, a brasileira Embraer, à líder mundial do setor, a norte-americana Boeing, tem ocupados os noticiários. Embora o capital da empresa esteja sob controle privado, o governo federal possui a chamada “golden share”, a ação de classe especial que lhe permite vetar alterações como a transferência do controle acionário – uma vez que a Embraer é uma fornecedora do Ministério da Defesa do Brasil. 

Enquanto a situação não se define, uma das questões que chama a atenção das duas companhias é a área de data analytics. O CIO da Boeing Ted Colbert é um evangelista da análise de dados e a Embraer criou uma unidade de negócios dedicada ao pós-venda que trabalha intensamente com analytics [veja quadro na próxima página]. Em entrevista, Colbert conta como tem pregado a palavra do analytics na Boeing, fazendo-a mudar sua cultura.

A Boeing sempre foi reconhecida por seu poder de fogo na engenharia.  Agora ela vai se destacar mais por seu poder de analytics?