Capacidade de inovação, capital intelectual, marca e outros ativos intangíveis de uma organização ganham um peso considerável na mais recente metodologia de avaliação implantada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para con­ceder seus empréstimos.

Enquanto no mercado o processo de avaliação tradicional de uma empresa se concentra nos ativos físicos e indicadores financeiros, o banco estatal enfatiza aspectos fundamentais para o sucesso de um negócio em longo prazo, mas que, geralmente, são desprezados nas avaliações de empréstimos feitas pelas instituições financeiras.

Essa é uma das vantagens da Metodologia de Avaliação de Empresas (MAE), adotada pelo banco desde 2010. “Nós a usamos para um conhecimento melhor da empresa e para traçar a relação dela com o BNDES”, afirma Helena Tenório, chefe do Departamento de Informação e Conhecimento da Área de Planejamento da instituição. Para ela, a implantação da MAE faz com que todas as áreas do banco trabalhem de maneira colaborativa e possibilita uma visão ampliada das empresas que recorrem a ele.