“Um país se faz com homens e livros”, proclamou Monteiro Lobato. E ele estava certo. A riqueza e o desenvolvimento de um povo depende de pessoas e conhecimento. Além disso, em sua época, o livro impresso era o mais seguro meio de acesso ao conhecimento estruturado –desde Gutenberg. Hoje, com a internet, o conhecimento estruturado é transmitido em outros formatos, e Monteiro Lobato provavelmente refaria sua frase. O mais interessante dos formatos vem da web 2.0; trata-se dos blogs, que são sites com textos sintéticos, permanentemente atualizados e que levantam discussões com seus leitores através de comentários. Como não podia deixar de ser, os pensadores de gestão se apropriaram desse meio, no exterior e no Brasil, e selecionamos seis blogs internacionais que recomendamos fortemente aos leitores de HSM Management. É provável que hoje Monteiro Lobato escrevesse um blog pessoal.

Atualizado diariamente, o blog do prolífico Seth Godin é uma fonte inesgotável de ideias valiosas. É especializado em mar-keting, mas aborda grande variedade de temas.

Com o slogan “um post por dia”, discorre sobre todo tipo de tema do ponto de vista da tecnologia, até sobre o Superbowl, e não se furta a discutir com colegas de outros blogs, como Carr.