O governo britânico está utilizando nudges para tornar suas políticas mais eficazes. Em 2010, lançou uma unidade dedicada a isso, o Behavioural Insights Team (BIT). Mas você sabe o que é nudge?

Há dez anos, o termo “nudge” começou a entrar no vocabulário ativo dos gestores. Originalmente, designa o ato de tocar de leve o ombro de uma pessoa a fim de chamar sua atenção para algo. Os especialistas em economia comportamental Richard Thaler e Cass Sunstein, autores de  Nudge: o empurrão para a escolha certa, trataram de trazê-lo para o mundo dos negócios e ressignificá-lo. Em linguagem business, nudge é um meio de direcionar os comportamentos desejados sem ter de recorrer a ordens, instruções, incentivos agressivos ou punições. E pode ser utilizado por quaisquer organizações – tanto empresas e famílias como governos.

Recentemente, a revista Rotman Management, ligada à escola de negócios da University of Toronto, publicou artigo do líder do BIT, o psicólogo britânico David Halpern, explicando o framework que ele aplica para desenvolver nudges na terra da rainha, batizado de Mindspace: