Não há melhor setor do que o dos esportes para demonstrar que uma liderança inspiradora e valores sustentáveis revelam o melhor das pessoas. No esporte profissional, o objetivo de uma equipe é ser mais forte e veloz que o adversário. Ganha quem superar o oponente e atingir o desempenho máximo. Os treinadores que adotam estratégias transformadoras para triunfar nos jogos oferecem lições muito relevantes, que servem como metáforas para os líderes de negócios que perseguem o crescimento sustentável.

Todo fanático por futebol lembra-se da crise que a Espanha enfrentou depois da derrota contra a Suíça, na primeira rodada da Copa do Mundo de 2010. Como resposta a esse tropeço, o técnico espanhol Vicente Del Bosque não impôs treinamentos extras, nem castigos. Só manteve uma série de reuniões com o time, nas quais se exaltaram as virtudes do trabalho em equipe e a entrega pessoal em benefício do conjunto. Esse enfoque adotado por Del Bosque uniu e inspirou seus jogadores e permitiu que a Espanha conquistasse sua primeira Copa do Mundo.

Há pouco tempo, no futebol americano os treinadores atuavam como sargentos. Agora, os com mais sucesso adotam estilos de liderança baseados em valores. Os últimos seis ganhadores do Super Bowl assumiram a linha “conecte e colabore”, que obtém o melhor das pessoas. O objetivo é o mesmo: ganhar, mas eles repensaram a forma de atingir essa meta.