Responsável pela cadeira de futuro do trabalho da Singularity University Global, o americano Gary Bolles tem liderado algumas das mais instigantes pesquisas sobre o impacto da tecnologia nas carreiras, estratégias de gestão e relações profissionais. Orientadas pela transição da mentalidade industrial para a era exponencial, suas principais ideias estão reunidas no livro The Next Rules of Work, lançado no final de agosto nos Estados Unidos. Em entrevista exclusiva à HSM Management, ele fala sobre como podemos – todos nós – fazer essa travessia em meio aos desafios e oportunidades de sempre e da pandemia de covid-19
10. Você está lançando um livro sobre o futuro do trabalho. O que há de novo no front?
Pré-pandemia, as discussões se concentravam na possibilidade de robôs e softwares roubarem nossos empregos. A pandemia colocou a conversa no devido lugar: na verdade, os principais impulsionadores das alterações radicais nas regras do trabalho são o ritmo e a escala com que as alteramos. O grande reset, nome que dei à pandemia num artigo de abril de 2020, provou que conseguimos mudar a natureza do trabalho da noite para o dia se respondermos à combinação certa de incentivos e desincentivos. O que eu sugiro em meu novo livro, The Next Rules of Work, é que façamos isso de maneira proativa, para conseguirmos construir um futuro de trabalho centrado no ser humano. Mas, para isso, precisamos de uma nova mentalidade e de um novo conjunto de habilidades e de ferramentas.
09. Estamos, todos nós, fazendo parte de um incrível e gigantesco experimento de trabalho remoto. Será que isso mudou nossos hábitos e nossa ética de trabalho para sempre?