Ao escreverem Velocity: The Seven Laws for a World Gone Digital (ed. Vermilion), Ajaz Ahmed e Stefan Olander tinham um objetivo claro: estimular os gestores das empresas a repensar seus negócios em um mundo marcado pela mudança e pela tecnologia digital. O design inovador do livro, com o conteúdo disposto na forma de diálogo entre os autores, reforça essa intenção.

Para Ahmed, que fundou a agência digital AKQA, e Olander, vice-presidente da Nike, o atual e inédito ritmo de transformação não aceita mais o uso de métodos tradicionais. Por mais lugar-comum que pareça, a única certeza agora, segundo a dupla, é a de que tudo muda –e o que representa uma ameaça para muitos tem ares de oportunidade para outros.

Qual o segredo deles para aproveitar esse cenário? Abandonar as preocupações com o que já passou e concentrar a atenção e a energia no que está por vir. Segundo os autores, os princípios para triunfar nesse cenário são quatro: velocidade na tomada de decisões, aceleração para agir, clareza quanto à direção escolhida e disciplina inabalável.