Em 2020, o ano em que o mudo parou por causa do novo coronavírus, destacar organizações que dão foco nas pessoas ganha ainda mais relevância
Desde 2005, a consultoria Great Place To Work (GPTW) faz uma pesquisa para revelar as melhores empresas para se trabalhar na América Latina. Neste ano foram eleitas as Top 25 multinacionais (premiada em três ou mais países da região), as Top 50 pequenas e médias empresas (de 20 a 500 funcionários) e as Top 25 grandes empresas (com mais de 500 funcionários).
A metodologia do GPTW, reconhecida em 61 países, considera as práticas culturais de gestão de pessoas e a resposta dos colaboradores sobre o ambiente em que trabalham em cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Todos os anos, o resultado da pesquisa é revelado no primeiro semestre, com uma festa de premiação.
O que ninguém esperava é que entre os dados coletados e os resultados, o mundo seria outro. A pandemia de Covid-19, a quarentena, a crise de saúde e o caos econômico se instalaram por todo o planeta, transformando por completo o mundo que conhecíamos de uma hora para outra.