A natureza do trabalho e das carreiras está fadada a alterar-se drasticamente nos próximos anos. Ao mesmo tempo que houve mudanças na maneira como se trabalha, nossas pesquisas sugerem, cada vez mais, que uma nova transformação, talvez de maior magnitude do que a revolução que a terceirização representou, pode estar tomando corpo.

Em colaboração com o Apollo Research Institute (ligado à University of Phoenix), o Institute for the Future realizou uma pesquisa para entender como as mudanças grandes e de ruptura tendem a dar nova forma às organizações e às habilidades no ambiente de trabalho. Algumas rupturas criativas ocorrerão, principalmente associadas à emergência de tecnologias de automação e à robótica. As pessoas mais valiosas serão aquelas capazes de encontrar o espaço onde a cooperação entre humanos e sistemas automatizados pode conquistar muito mais do que cada um poderia por si só.

Novas habilidades serão necessárias para navegar nesse ambiente que emerge, e uma coisa é certa: as pessoas terão de se tornar aprendizes adaptáveis para a vida toda.