Ao se guiarem apenas pela meta de alcançar ou superar a projeção de ganhos estimada pela média do mercado, os executivos fazem movimentos desaconselháveis e perdem o foco no que é mais importante: os fundamentos do negócio e o crescimento de longo prazo. É que os gestores geralmente acreditam que registrar ganhos abaixo da estimativa média do mercado vai afetar negativamente o preço das ações de sua empresa. O estudo da McKinsey mostra que um desvio em relação à estimativa média do mercado da ordem de 1% pode levar a uma queda no valor das ações de dois décimos de percentual nos cinco dias seguintes à divulgação dos resultados, e cita exemplos reais, como o da PPG Industries e o da Molson Coors. As empresas devem evitar três práticas danosas, que as fazem gastar tempo demais tentando gerenciar ganhos por humores externos sem que haja, efetivamente, nenhum benefício refletido no preço de suas ações.

Na maioria das empresas de capital aberto, é grande a pressão para alcançar ou bater a projeção de ganhos estimada pela média do mercado. Muitos executivos acreditam que, ao fazer isso de maneira persistente, a empresa será recompensada pelos investidores no longo prazo, com um valor mais alto das ações. Além disso, temem que apresentar ganhos abaixo da estimativa média do mercado, mesmo com diferença pequena, leve a uma penalização dos investidores, com redução do valor das ações.

Um exemplo extremo: no início de 2005, o eBay registrou resultado por ação que ficou abaixo da projeção para o quarto trimestre de 2004 em apenas um centavo e viu despencar o preço de suas ações em 22%.