Conheça o indicador de ansiedade criado pela agência de publicidade J. Walter Thompson e “use-o” com os consumidores
O que não se mede não se gere. Essa máxima da gestão consegue se estender até a emoções tão pouco palpáveis como a ansiedade. O Anxiety Index da JWT já superou 15 “rodadas” de levantamento, em vários mercados, do nível de ansiedade e, mais importante, da identificação dos fatores que a desenvolvem. O indicador examina com metodologia própria quanto as pessoas se preocupam com terrorismo, conflitos militares reais e potenciais, criminalidade, incerteza econômica, custo dos planos de saúde ou segurança no emprego. Ajuda a entender o comportamento do consumidor em períodos de turbulência para, dessa forma, desenvolver estratégias de marketing e de negócios apropriadas.
Desde janeiro passado, a agência disponibilizou online as atualizações periódicas e o material complementar, com o objetivo de transformar o site anxietyindex.com em um espaço para descobrir e discutir como as marcas e os consumidores estão enfrentando a atual crise.
O levantamento feito entre fevereiro e março deste ano, por exemplo, foi respondido por mais de 5,5 mil pessoas. Segundo o relatório, a ansiedade é alta nos oito mercados pesquisados –ampliados para dez em abril com a inclusão de Índia e China– e, naturalmente, os principais temores são a perda de emprego, os investimentos e a segurança financeira.