O público da HSM ExpoManagement2012 sentia-se posto contra a parede. No palco principal, o diretor-geral do icônico MIT Media Lab, Joichi Ito, dizia ter certeza da ocorrência de uma mudança de tempo fundamental, que ainda não foi percebida ou incorporada, mas precisa sê-lo –antes que fique tarde. Ito desenvolveu seus conceitos com a autoridade de quem comanda o maior e mais influente laboratório de inovação da atualidade, o que só fez aumentar a tensão.

Na palestra, o foco desse líder, que nasceu no Japão, não eram os robôs empáticos ou carros dobráveis desenvolvidos em Cambridge, mas a gestão de empresas. Segundo ele, se a organização a.i., de antes da internet, era dominada por regras a ser obedecidas, a organização d.i., que veio depois da internet e é condicionada pela imprevisibilidade, tem só nove princípios a seguir –e exige nova mentalidade de seus gestores. Isso, claro, se quiser responder às demandas e aos desafios deste século, e sobreviver no longo prazo.

HSM Management notou que o assunto exigia aprofundamento. Estaria Ito conseguindo aplicar os nove princípios subversivos em seu primeiro ano de gestão no MIT Media Lab? Afinal, por mais inovador que o laboratório seja, trata-se de uma organização com estrutura e normas. E ele ainda declarou que vai virar o Lab do avesso, transformando-o em universidade aberta. Seria possível uma mudança semelhante em um universo corporativo hierarquizado e mais conservador?